Delmiro Gouveia: Defensoria Pública capacita equipes para atuação em grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica

Delmiro Gouveia: Defensoria Pública capacita equipes para atuação em grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realizou, em Delmiro Gouveia, mais uma capacitação voltada à formação de equipes mediadoras dos Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Contra a Mulher. O encontro, promovido na última semana, reuniu profissionais que atuarão diretamente nos grupos, além de representantes da Patrulha Maria da Penha e do Centro Especializado em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAM).

A formação foi conduzida pela defensora pública Andrea Tonin, pelo psicólogo Luan Gama e pela assistente social Priscila Araújo, com a participação da secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Cristiana Marques. Entre os temas abordados estiveram os aspectos técnicos da condução dos grupos, masculinidades, o papel do homem no enfrentamento à violência de gênero e estratégias para fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

Para a defensora pública Andrea Tonin, a iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover ações que contribuam para a redução dos índices de violência doméstica.

"Pretendemos realizar um trabalho conjunto aqui em Delmiro, unindo todos os atores que atuam na proteção das mulheres vítimas de violência. Esse trabalho é um instrumento eficaz para promover a paz nos lares e fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. A capacitação com profissionais de psicologia, assistência social e segurança pública é essencial para que os grupos reflexivos sejam implementados de forma consistente, trazendo resultados concretos para a sociedade", destacou.

A ação integra o projeto “Defensoria pela Paz”, que acontece desde 2024 e já percorreu 24 municípios alagoanos, capacitando mais de 100 profissionais das áreas de psicologia, serviço social e advocacia. Em cada município, defensores públicos e parceiros apresentam metodologias para que servidores municipais estejam preparados para conduzir grupos reflexivos voltados à conscientização de homens encaminhados pelo Judiciário por envolvimento em casos de violência doméstica.