A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), por meio da Sessão de Saúde Pública, assegurou a transferência de uma jovem para tratamento de reabilitação especializado em Fortaleza (CE), garantindo de forma rápida e administrativa o acesso à saúde. O tratamento foi iniciado e terá duração de uma semana.
A jovem, de 18 anos, recebe acompanhamento de homecare desde 2023 e é portadora de diabetes tipo 1 (DM1), com sequelas neurológicas decorrentes de complicações causadas por um episódio de cetoacidose diabética.
A transferência para o Hospital SARAH, em Fortaleza, foi realizada em UTI aérea com acompanhamento contínuo da equipe médica, o que garantiu a manutenção dos cuidados 24 horas durante todo o trajeto.
Segundo a defensora pública Manuela Menezes, conduzir o caso de forma administrativa foi a melhor opção para assegurar rapidez no atendimento.
“Recebemos a família no início de outubro. A paciente precisava se deslocar para Fortaleza, e o processo judicial seria mais demorado. Por meio do diálogo direto com a Sesau e com a equipe responsável, a Defensoria conseguiu resolver tudo de forma administrativa. A jovem viajou em UTI aérea, com acompanhamento médico, enquanto a mãe seguiu em voo comercial. Mais uma vez, garantimos o direito à saúde da paciente com absoluta prioridade, sem precisar recorrer ao Judiciário”, destacou.
A mãe da jovem, Maria de Lourdes de Lima, também comemorou a conquista: “A Defensoria está de parabéns! Minha filha está bem e o hospital é muito bom. Ela está conseguindo fazer coisas que em casa não seriam possíveis. Agora, vamos providenciar um aparelho que o médico do Hospital SARAH indicou como urgente e procurar novamente a Defensoria Pública”, contou.
A Defensoria Pública continua acompanhando o caso, garantindo acesso ágil e seguro a tratamentos essenciais e priorizando o bem-estar de pacientes em situação de vulnerabilidade.