Defensoria Pública realiza visita à maternidade do Hospital Santo Antônio

Defensoria Pública realiza visita à maternidade do Hospital Santo Antônio

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas realizou, nesta terça-feira (27), visita à maternidade do Hospital Santo Antônio, localizado no Centro de Maceió, com o objetivo de conhecer a realidade da unidade, avaliar as condições estruturais, o atendimento prestado, a disponibilidade de medicamentos e os principais desafios no cuidado com gestantes e recém-nascidos.

A visita contou com a presença da subdefensora pública-geral, Thaís Moreira, e do coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva, Othoniel Pinheiro Neto, que percorreram os setores da maternidade e dialogaram com representantes da administração e das equipes técnicas. Segundo a direção do hospital, cerca de 90% dos atendimentos são voltados à assistência materno-infantil, sendo aproximadamente 97% realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a visita, foram relatadas limitações financeiras, alta demanda por atendimentos, inclusive de outros municípios, e dificuldades no fornecimento regular de medicamentos e insumos essenciais, especialmente para o funcionamento da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Os Defensores Públicos informaram que, por meio do Núcleo de Proteção Coletiva, irão se reunir com representantes da área da Saúde para cobrar providências administrativas e, se necessário, adotar medidas judiciais para assegurar o atendimento adequado às gestantes e aos recém-nascidos.

A Defensoria Pública destacou ainda que seguirá realizando visitas a outras maternidades de Maceió, com o objetivo de mapear a situação do atendimento materno-infantil e propor medidas e políticas públicas voltadas à garantia dos direitos dessa população.