Moradores do Vergel do Lago, em Maceió, receberão, nesta sexta-feira (17), uma ação que levará cidadania, informação e serviços gratuitos à comunidade. O evento “A Rede vai à Praça”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), em parceria com o Ministério Público Comunitário, o Ministério Público do Estado (MPAL) e o Ministério Público Federal (MPF), acontece em frente à Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras (COOPMARIS), avenida Senador Rui Palmeira, das 8h às 13h.
Durante o evento, a Defensoria Pública oferecerá atendimento jurídico gratuito, com orientações, consultas sobre o andamento de processos e triagem para ações cíveis e de família, como divórcio, guarda, pensão alimentícia, união estável e curatela. Também será possível solicitar a emissão de ofícios para segunda via de certidões de nascimento, casamento ou óbito.
Além dos serviços da Defensoria, o público contará com atividades culturais e de promoção à saúde, como aferição de pressão e glicemia, atendimento médico, oficina de costura à mão e ações de educação ambiental. A iniciativa terá ainda a participação do Ministério Público do Trabalho, das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência.
As instituições também promoverão uma roda de conversa com participantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), representantes dos Centros Pop, pessoas em situação de rua e moradores da comunidade. O encontro será uma oportunidade para troca de experiências e apresentação do programa “Expresso Leitura”, que une educação e cidadania.
Para dar entrada em uma ação judicial através da DPE/AL, é necessário apresentar documentos originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência (conta de água ou luz), certidão de nascimento ou casamento (nos casos de pensão ou divórcio) e, quando aplicável, o nome e endereço das testemunhas.