Defensoria e Semed unem forças para garantir educação de qualidade a crianças e adolescentes acolhidos

Defensoria e Semed unem forças para garantir educação de qualidade a crianças e adolescentes acolhidos

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) estão articulando a criação de um fluxo específico para aprimorar o atendimento educacional destinado a crianças e adolescentes acolhidos em instituições de Maceió.

Durante o primeiro encontro, realizado nesta semana, a subdefensora pública-geral, Thaís Moreira, apresentou as principais demandas identificadas nas visitas feitas pelo Núcleo de Proteção Coletiva e pelo Núcleo da Criança e do Adolescente nos meses de setembro e outubro.

“Essa reunião com a Semed é para assegurar que o grupo prioritário de crianças e adolescentes acolhidos tenha um atendimento educacional inclusivo e adequado às suas necessidades, desde a matrícula até o acompanhamento pedagógico. Nosso objetivo é fortalecer e oferecer todo o apoio necessário para que contem com um protocolo específico que garanta o direito à educação”, destacou Thaís Moreira.

A subsecretária de Educação de Maceió, Marina Toledo, reforçou o compromisso da Semed em construir soluções conjuntas com a Defensoria e com as instituições de acolhimento.

“Traçamos um plano de fluxo para garantir o acesso e a permanência na rede municipal, tanto para aquelas já matriculadas, que podem precisar de transferência para escolas mais próximas, quanto para as que ainda não estão inseridas na educação formal. A Semed está de portas abertas para facilitar esse diálogo e superar qualquer dificuldade”, afirmou.

A reunião também contou com a participação da defensora pública Lívia Risso, do Núcleo de Proteção Coletiva, e da técnica da Secretaria Municipal de Educação, Érica Meli.