Ação terá momento dedicado à valorização da arte e da cultura local, que contará com apresentação do grupo Maracatu Baque Alagoano
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realiza, nesta sexta-feira (19), uma edição especial do projeto Expresso Leitura – Livros em Movimento, iniciativa que promove o acesso à leitura, à cultura e à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O encontro marca o encerramento das atividades do projeto em 2025 e celebra o fim do ano letivo com uma programação que une arte, cultura e cidadania. A ação acontece das 8h às 13h, no Ministério Público Comunitário, localizado na Rua Marquês de Pombal, nº 32, no bairro Vergel do Lago, em Maceió, no mesmo prédio onde funciona o Conselho Tutelar da II Região Administrativa.
Durante o evento, será realizado um sarau, com espaço dedicado à valorização da arte e da cultura local, que contará com apresentação do grupo Maracatu Baque Alagoano. Além disso, participantes e a comunidade em geral terão acesso aos serviços do programa A Defensoria Vai Até Você, que oferece atendimento jurídico gratuito. Serão prestadas orientações sobre direitos, emissão de ofícios para segunda via de certidões (nascimento, casamento ou óbito), consultas processuais e ajuizamento de ações, contribuindo para o fortalecimento da autonomia e da dignidade dos cidadãos atendidos.
Voltado especialmente para estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), pessoas em situação de rua e outros grupos em vulnerabilidade social, o projeto transforma espaços públicos em ambientes de acolhimento, aprendizado e garantia de direitos. A iniciativa reforça a leitura, a literatura e a cultura popular como ferramentas de inclusão e empoderamento social.
A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Biblioteca Central e da Comissão da EJAI; do Movimento Nacional da População de Rua em Alagoas (MNPR/AL); do Ministério Público do Estado de Alagoas; e da Fiocruz – Colaborador Nacional Pop Rua.