Defensoria Pública atua em mais de 700 audiências durante a Semana Nacional da Conciliação em Alagoas

Defensoria Pública atua em mais de 700 audiências durante a Semana Nacional da Conciliação em Alagoas

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) encerrou sua participação na 20ª Semana Nacional da Conciliação, realizada entre os dias 3 e 7 de novembro, com um balanço positivo. Em todo o estado, defensores e defensoras públicas atuaram em mais de 700 audiências, reforçando o compromisso da instituição com o diálogo, a mediação e a solução pacífica de conflitos nas área de família e nos juizados especiais.

Somente em Maceió, a Defensoria Pública participou de mais de 600 audiências na área de família, realizadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) do Barro Duro e no polo da UNIMA/AFYA, em Cruz das Almas. As sessões de conciliação trataram de ações de alimentos, guarda, visitas, divórcio e outros casos de natureza familiar.

No Juizado Criminal e do Torcedor, os defensores públicos estiveram presentes em 84 audiências criminais preliminares, momento em que é possível a composição civil entre as partes e a celebração de transações penais, garantindo soluções rápidas e consensuais para infrações de menor potencial ofensivo.

O interior também foi contemplado. Em Arapiraca, defensores públicos participaram de 30 audiências. Outras comarcas contaram com o apoio da instituição, que assegurou orientação jurídica e representação gratuita à população durante todo o mutirão.

Com ações como essa, a Defensoria Pública reafirma seu papel como ponte entre o cidadão e o acesso à Justiça. Ao estimular o diálogo e a construção de acordos, a instituição contribui para uma Justiça mais ágil, humana e próxima de quem mais precisa. Além da atuação na Semana Nacional da Conciliação, a DPE/AL mantém, de forma permanente, um Núcleo de Conciliação, responsável por dezenas de atendimentos e acordos realizados diariamente.