A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) recebeu, nesta quarta-feira (14), o Grupo de Trabalho do Programa de Desenvolvimento Integrado das Juventudes Alagoanas para discutir futuras parcerias voltadas à garantia dos direitos de adolescentes e jovens no estado. O encontro teve como foco o fortalecimento da articulação interinstitucional e o aprimoramento das políticas públicas destinadas às juventudes.
Instituído pela Portaria nº 11.872/2025 da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), no âmbito do Comitê Técnico de Assessoramento, o Grupo de Trabalho atua no monitoramento e no fortalecimento de ações voltadas ao público jovem, especialmente nas áreas de acesso à justiça, promoção de direitos, inclusão social e garantia de direitos fundamentais.
Durante a reunião, foram debatidas estratégias de cooperação entre as instituições, com ênfase na escuta ativa, na troca de informações e no acompanhamento de ações voltada à garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
A presidente do Grupo de Trabalho, Kamylla de França Dantas, da Seplag, destacou que a iniciativa acompanha projetos estaduais voltados a jovens de 15 a 29 anos. Já o defensor público Othoniel Pinheiro Neto, coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva da DPE/AL, reforçou a importância da atuação conjunta para o acompanhamento das políticas públicas, por meio da assistência judicial e extrajudicial e de demandas coletivas.
A reunião contou ainda com a presença das defensoras públicas Andresa Gusmão, chefe de Gabinete da Defensoria Pública, e Taiana Grave, coordenadora do Núcleo da Criança e do Adolescente; além das representantes do Grupo de Trabalho Edenilsa Maria de Lima, do Gabinete Civil; Rosana Moreno, da Procuradoria Geral do Estado de Alagoas; e Maria de Fátima Almeida, da Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas.