Expresso da Cidadania: Moradores de Boca da Mata recebem serviços da Defensoria Pública

Na próxima semana, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) leva o programa Expresso da Cidadania ao município de Boca da Mata, garantindo atendimento jurídico gratuito e diversos serviços de cidadania.

A ação acontecerá em dois dias. Na próxima segunda-feira (22), os atendimentos serão na Praça 11 de Novembro, no Centro. Já na terça-feira (23), a população será atendida na Praça da Academia, no Povoado Periperi. Em ambos os dias, a ação ocorrerá das 8h às 13h.

Entre os serviços ofertados estão consultas processuais cíveis e criminais, expedição de ofícios para emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, e triagem para ingresso de ações como divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, retificação de registro, suprimento de óbito, alvarás de até quatro salários mínimos, além de demandas relacionadas à saúde e ao direito do consumidor.

Para ingressar com uma ação, é recomendável levar originais e cópias de documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento. Em alguns casos, também pode ser necessário informar nome e endereço de testemunhas.

Mais informações estão disponíveis pelo Disque Defensoria 129, com atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Aviso de Licitação - Pregão Eletrônico n° 90035/2025 - Fornecimento de água mineral

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS

AVISO DE LICITAÇÃO

 

A DPE/AL (UASG: 457697) torna pública a realização da seguinte licitação:


Pregão Eletrônico n° 90035/2025 - Objeto: A Contratação de empresa especializada no fornecimento de água mineral natural em garrafões de 20 (vinte) litros, visando atender às necessidades desta Defensoria Pública do Estado de Alagoas - Data e Horário da sessão pública: 17 de outubro de 2025 às 08:00 horas. 


O edital pode ser retirado gratuitamente no sítio https://www.gov.br/compras/pt-br, maiores informações através do e-mail
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Maceió, 19 de setembro de 2025.
Meliana Martin
Pregoeira

Defensoria Pública atende moradores de Maceió e Marechal Deodoro na próxima semana

 

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realiza, na próxima semana, mais uma edição do programa “A Defensoria Vai Até Você”, oferecendo atendimento jurídico gratuito à população de Maceió e Marechal Deodoro. 

Na terça-feira (23), a ação será destinada à população em situação de rua, no Centro Pop 2, localizado na Praça da Faculdade, Travessa Calabar, no bairro do Prado, em Maceió. Já na quinta-feira (25), a equipe estará no município de Marechal Deodoro, atendendo no entorno do Trevo da Praia do Francês, embaixo do viaduto. A semana termina com atendimento na sexta-feira (26), na Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas, Conjunto Paulo Bandeira, quadra 13, n.º 01, Benedito Bentes, na capital. Todos os eventos ocorrerão das 8h às 13h.

Durante as ações, os cidadãos terão acesso a orientações jurídicas, consultas sobre o andamento de processos e triagem para ações cíveis e de família, como divórcio, guarda, pensão alimentícia, união estável e curatela. Também será possível solicitar a emissão de ofícios para segunda via de certidões de nascimento, casamento ou óbito.

Para protocolar uma ação judicial, é necessário apresentar documentos originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência (conta de água ou luz), certidão de nascimento ou casamento (nos casos de pensão ou divórcio) e, quando necessário, nome e endereço de testemunhas.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Defensoria 129, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Defensoria Pública leva atendimento à comunidade cigana em Penedo nesta sexta-feira

Moradores da comunidade cigana de Penedo vão contar, nesta sexta-feira (19), com serviços gratuitos oferecidos pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) e parceiros. A ação será realizada em parceria com o programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL), e acontecerá a partir das 8h, no Centro Juvenil Maria Auxiliadora, no bairro Dom Constantino.

Durante o evento, a população poderá receber orientações jurídicas, consultar o andamento de processos e participar de triagens para ações cíveis e de família, como divórcio, guarda, pensão alimentícia, união estável e curatela. Haverá ainda emissão de ofícios para segunda via de certidões de nascimento, casamento ou óbito. Para ingressar com uma ação judicial, é necessário apresentar documentos originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e, se preciso, nome e endereço de testemunhas.

Além dos serviços da Defensoria, a programação contará com emissão de documentos, como RG, CPF e Título de Eleitor, e atendimento para retificação de registros e divórcios consensuais. Também estão previstas rodas de conversa e serviços de saúde. A expectativa é atender cerca de 200 pessoas.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Penedo, Ministério Público, Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Governo de Alagoas, por meio do Instituto de Identificação. Segundo o cronograma do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), as próximas edições do programa ocorrerão em outubro, no município de Jacuípe, e em novembro, em União dos Palmares.

Defensoria Pública garante retomada e ampliação de tratamento oftalmológico para mais de 100 pacientes

Depois de meses de incerteza e visão cada vez mais comprometida, mais de 100 alagoanos voltaram a enxergar esperança. Todos começaram a receber o aguardado tratamento oftalmológico no Hospital Metropolitano graças à atuação firme da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL).

A aplicação intravítrea, injeção de medicamentos diretamente no olho para conter doenças graves como degeneração macular e retinopatia diabética, era um dos procedimentos mais judicializados na instituição. Em 2023, após insistentes negociações, a Defensoria conseguiu que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assumisse o serviço de forma administrativa, sem que os pacientes precisassem recorrer à Justiça. Com o hospital equipado e profissionais capacitados, o atendimento começou a fluir.

Entretanto, a grande procura fez com que o serviço se tornasse insuficiente ao longo de 2025. Pacientes que procuravam a Defensoria eram encaminhados para a Sesau, mas continuavam esperando meses para iniciar o tratamento. Em setembro, a lista de espera já ultrapassava 100 pessoas. “De maio para cá intensifiquei reuniões com a Sesau, inclusive com o secretário de Saúde, alertando para o risco de interrupção do serviço. Quando a lista ultrapassou 100 pessoas, avisei que iria judicializar todos os casos se não houvesse uma solução imediata”, conta a defensora pública Manuela Carvalho de Menezes, coordenadora do Núcleo da Fazenda Pública.

A mobilização deu resultado e em 48 horas a Sesau aumentou em 10 o número diário de aplicações. O novo fluxo já está em funcionamento e deve permanecer até zerar a fila de demanda reprimida. Para Manuela, a conquista vai além dos números. “Cada paciente que deixa de esperar e começa o tratamento é uma vida com mais dignidade. Nosso papel é exatamente esse, o de transformar o direito à saúde em realidade”, ressalta.